Katia Politzer

Biografia Biografia

Katia Politzer

Nasceu em 1953 no Rio de Janeiro, onde mora e tem seu ateliê.

Graduada pela Escola de Belas Artes da UFRJ, fez cursos de artes no Museu de Arte Moderna, Museu Nacional de Belas Artes, Escola de Artes Visuais do Parque Lage e Casa França-Brasil no Rio de Janeiro, e De Cordova Museum e Northestern University nos EUA.

Trabalhou em projetos de composição de interiores e projetos gráficos, principalmente programação visual de material promocional de empresas e ilustração de livros didáticos.

Lecionou artes para ensino fundamental e ensino médio no Instituto de Tecnologia ORT, onde também criou e coordenou o curso técnico de Comunicação Social e desenvolveu material didático para Educação a Distância.

Faz trabalho voluntário esporádico de mosaico e arte com crianças da Comunidade Vila Canoas.

Tem recebido medalhas, troféus e condecorações. E tem trabalhos em coleções particulares no Brasil e no exterior, e publicados em catálogos e revistas como Arte e Estilo e Espaço da Arte e no livro da Academia Latino-Americana de Arte.

Presente em coletivas e individuais no Brasil desde 1982, fez a primeira exposição individual Trouxas – esculturas em cerâmica, na Galeria Macunaíma da FUNARTE. Outras das principais exposições no Brasil: Maria Eugênia Galeria de Arte, Galeria César Aché, Casa Galeria em Parati, Centro Cultural dos Correios - A Cara do Rio, Jockey Club de São Paulo, Forte Copacabana, Centro Cultural da Justiça Federal - Show de Bola, Anjos Art Gallery, Iate Clube do Rio de Janeiro e Casa França-Brasil.

A exposição individual mais recente Arte em andamento foi na Galeria Marly Faro em Ipanema, em junho de 2016.

No exterior, participou no Carrosel do Louvre em Paris (2013), Show de Bola no Spectrum Miami Art Show (2014), 2ª Bienal Internacional de Palermo e Casa di Dante em Florença na Itália (2015), Artexpo 2015 New York e Alternative Art Space Gallery em Boston (2016) e Women in Art na Ward-Nasse Gallery de Nova York (2017), nos EUA.

Para acesso ao currículo completo, clicar aqui.